Numa fábrica de vidros, mais precisamente na linha de produção na parte final, onde o vidro é embalado por jornais, havia um alto número de pessoas analfabetas. Como todos sabem, uma empresa que se preze vai querer capacitar os seus funcionários por mais que essa capacitação ainda seja pequena, e, nesta fábrica não foi diferente, tendo em vista que ela criou um projeto de alfabetização para os seus colaboradores, principalmente para os que trabalhavam na linha de produção.

Passou-se um tempo e o que foi uma atitude nobre da empresa, ao mesmo tempo criou outra situação peculiar, onde os vidros estavam tendo um tempo de demora consideravelmente alto para serem embalados e por final serem entregues ao cliente. Na verdade o que aconteceu foi que os empregados que participaram do projeto de alfabetização implantado pela fábrica aprenderam a ler e, com isso, começaram a ler o jornal antes de embalá-lo. Era esse o motivo da demora em embalar os vidros.

Mediante a isto, o diretor de operações dessa empresa convocou uma reunião com os colaboradores envolvendo desde os cargos de analista até gerente a fim de discutirem uma solução para esse problema: demora em embalar os vidros pelo motivo dos empregados da área de produção estar lendo os jornais.

Os envolvidos nesta reunião começaram a dar as suas ideias, até que uma ideia absurda foi dada por um analista que no momento queria aparecer para todos e disse que a solução seria a de furar os olhos destes colaboradores que trabalhavam na linha de produção, pois deste modo, eles não iriam mais ler os jornais e, portanto, não haveria mais demora na hora de embalar os vidros.

Todos neste momento ficaram perplexos com essa ideia, até que o supervisor melhorou a ideia deste analista e falou que em vez de furar os olhos destes colaboradores, o ideal era contratar pessoas cegas para atuarem nesta função. Ou seja, desta forma, o problema da leitura dos jornais e demora na embalagem dos vidros estaria resolvido.

O que no início pareceu uma ideia absurda, com a visão e perspicácia de outro colaborador olhando a situação de uma forma diferente, fez com que ela torna-se a ideia ideal. Sendo assim, ela foi aceita por todos. Por isso, toda ideia é válida, mesmo que no início ela pareça incoerente, ela pode ser moldada e ser usada de forma correta.aaeaaqaaaaaaaamjaaaajduwnge2ogjhltfmyjitndk0mc1iytu5ltjiy2rjyzdmzte2zg

Anúncios