Entrevista de Emprego

entrevista

Quando estava iniciando a minha carreira profissional depois de ter sido office boy e ter terminado o meu curso técnico na área de Logística, onde fiz estágio em algumas empresas, tive a oportunidade de ingressar em uma empresa multinacional, pois na época estava estudando inglês e cursando faculdade de Administração, com isso, me candidatei a uma vaga com esperança de obter um cargo de nível pleno.

Para entrar nesta empresa multinacional de grande porte, era sabido que eu teria que participar de várias etapas de um processo muito minucioso, com uma enorme concorrência de candidatos.

A primeira etapa foi a entrevista com o RH da própria empresa, sendo que depois dessa etapa teve as famosas dinâmicas de grupos, apresentação pessoal, projetos que você desenvolveria para a melhoria da organização, testes de raciocínio lógico e sobre gestão financeira.

Após cinco etapas deste processo seletivo fui convidado para a etapa final que seria em São Paulo, uma vez que neste teste eles iriam verificar o meu nível de inglês na matriz desta empresa.

Como eu moro nas Minas Gerais e trabalharia neste estado, a empresa me enviou o voucher com o número do portão de embarque no aeroporto de Confins-MG com destino à cidade de São Paulo. Chegando ao aeroporto um Senhor que demonstrou certo nervosismo com uma idade aproximada de 60 anos veio conversar comigo em inglês. Segundo ele, havia perdido o local para o embarque para São Paulo, pois nesta cidade faria conexão para os Estados Unidos.

Em nossa conversa, falei a ele para ficar tranquilo, pois eu também estava indo à cidade de São Paulo para uma entrevista de emprego em uma empresa multinacional e que eu poderia acompanha-lo até o local do embarque. Depois disso, percebi que ele ficou mais calmo e começamos a conversar sobre vários assuntos.

Ele me perguntou em qual empresa eu iria fazer a entrevista de emprego, sobre os meus objetivos profissionais e pessoais, sobre a minha formação, sobre a minha família, ou seja, tivemos uma conversa bastante amigável apesar de tê-lo conhecido naquele momento. Também o perguntei sobre família, negócios, se conhecia outros estados e se ele viajava sempre ao Brasil.

Na hora do nosso embarque que coincidentemente era no mesmo horário, falei a ele que estava na hora de embarcarmos para São Paulo. Neste exato momento, que surpresa! Ele me disse que não precisaria mais de eu ir viajar, porém ele falou em português. Fiquei perplexo com a situação, pois até então estávamos conversando em inglês.

Essa era a última etapa do processo seletivo, ele me apresentou como sendo o Gerente responsável pelo RH na matriz de São Paulo desta empresa multinacional e que a dinâmica final era desse jeito. Ele analisava o perfil de cada candidato vendo se ele era gentil, atencioso, perguntando de forma sutil quais eram os seus objetivos, testando o nível de inglês e apresentando-se como um estrangeiro que precisava de informação em um país que ele desconhecia a língua nativa.

Fiquei muito feliz por ter sido contratado para essa grande empresa, mas, mais do que isso por nunca ter deixado de ser cortês com as pessoas, mesmo que naquele momento era apenas um teste final.

Nunca deixe de ser gentil e atencioso com as pessoas, pois gentileza e educação abrem todos os caminhos para a sua trilha, seja ela profissional ou pessoal.

Forte abraço a todos e bom carnaval!

Anúncios

12 comentários

  1. Esta sua história me lembrou uma outra história, porém com um final ruim. Um candidato fortíssimo passou em todas as etapas, e quando foi chamado para a sua última entrevista, a caminho da empresa, no estacionamento da mesma, bateu boca com uma pessoa que havia estacionado errado. Minutos depois, ao chegar na sala de entrevista, chuta quem era a pessoa? O último Diretor, a pessoa que o contrataria, a sua última entrevista, e foi nela que ele caiu. É bem mesmo o que você disse, não conhecemos as pessoas o suficiente para acharmos que podemos julgá-las, por isso precisamos fazer o bem, sempre.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s