Reestruturação do mundo do trabalho

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Com o surgimento da mecanização no mundo do trabalho, muitos empregos desapareceram, haja vista que algumas máquinas substituíram o trabalho humano. Para a empresa em um primeiro momento isto foi relevante em questões financeiras, visto que uma máquina pôde substituir dependendo da situação o trabalho de dez pessoas. Neste caso, o pensamento mecânico foi introduzido, sendo que, em questões onde o trabalho era repetitivo e padronizado, ou seja, executado sempre da mesma forma, a máquina até então superou o trabalho humano. Porém, com os avanços profissionais e também de acordo com o contexto organizacional contemporâneo, a questão da repetição não é mais aceita, tendo em vista que o conhecimento humano nas organizações deve ser utilizado para solucionar problemas e otimizar recursos.

Como consequência das revoluções tecnológicas, o desenvolvimento e a disseminação da informação, a necessidade de desenvolvimento das competências profissionais tornou-se um fator primordial para a capacitação de cada profissional. Ele deve se desenvolver, ou seja, buscar novos conhecimentos para propor soluções, implantar novos projetos e resolver situações de seu cotidiano no mundo corporativo se destacando na sua posição profissional. As funções desenvolvidas pelos empregados que resumiam a tarefas mecânicas e monótonas não havendo a precisão de qualquer tipo de conhecimento para execução acabaram sendo superadas.

O papel deve ser inverso, o trabalhador deve usar a máquina, mas para fazer dela um uso que possa agregar ao seu conhecimento e não substituí-lo. Os maiores ativos de uma empresa são os seus profissionais que quando bem capacitados e bem treinados, fazem com que esta se torne uma excelente organização. Dessa forma os resultados serão alcançados mediante o compromisso de seus empregados com os objetivos que forem definidos. Neste cenário, os dois irão crescer juntos, sendo tudo uma questão de mais valia e gestão do conhecimento.

Atualmente nas organizações deve-se utilizar um modelo participativo de gestão, onde todos os envolvidos participem ativamente e em conjunto para a tomada de decisão. A empresa deve estimular o processo de integração entre as pessoas, mesmo que isso ocorra fora do ambiente de trabalho, pois desta forma os empregados podem se descontrair e se conhecer ainda mais. Por isso, ela deve dar sempre oportunidade para os seus empregados para que eles tenham perspectivas de crescimento profissional e também pessoal.

Com uma participação ativa os profissionais se sentirão motivados e comprometidos em busca dos melhores resultados para a empresa. A pessoa que trabalha motivada trabalha feliz e, com isso, gera-se um resultado mais eficiente e eficaz fortalecendo cada vez mais a organização.

As organizações devem estimular a gestão participativa, visto que isto elevará o potencial de cada profissional, onde o mesmo se sentirá mais confiante e realizado perante as suas funções e atribuições buscando cada vez mais o reconhecimento e a valorização profissional, fazendo com que o ambiente de trabalho torne-se bastante prazeroso e com alto índice de desempenho. Na realização do trabalho em equipe, o compartilhamento de ideias, a inovação e a criatividade são fundamentais para a evolução dos projetos e soluções dos problemas, tendo em vista que desta forma os objetivos poderão ser facilmente alcançados.

Na instituição financeira onde trabalho atualmente é utilizado um modelo participativo de gestão, onde todos os colaboradores participam ativamente dos projetos que são implementados pela área e a tomada de decisão é feita em conjunto com o líder.

Esta instituição capacita os seus profissionais através de treinamentos para que ocorra a integração da equipe e para que eles desenvolvam os seus conhecimentos e as suas habilidades, fornecendo-lhes ferramentas indispensáveis sobre organização, controle e, sobretudo da visão do negócio. Com essas ferramentas os profissionais podem se desenvolver propondo novas ideias e métodos a serem utilizados dentro da organização, mantendo assim o comprometimento de todos os envolvidos. Por isso, os resultados esperados são alcançados da melhor maneira possível.

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12 comentários

    1. Ei, Itanamara!

      Que bom poder compartilhar novas ideias com você novamente. Fico muito feliz por isso! 😊

      Concordo plenamente com você. Infelizmente muitas empresas realmente não reconhecem o esforço e a entrega do colaborador.

      Muito obrigado por achar que eu posso ser um líder. Espero em breve está desempenhando essa função onde trabalho atualmente.

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  1. > > > > concordo plenamente – hoje em dia as máquinas fazem tudo mesmo e existem vantagens e desvantagens para o indivíduo. A qualificação deve ser sempre aprimorada. Base de conhecimento sempre em aperfeiçoamento.

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      1. Isso ! Em qualquer ramo, hoje em dia a tecnologia está muito avançada , sendo que, em poucos momentos, muda-se muita coisa, e com isso, é preciso ficar bem atencioso com inovações, seja na indústria de transformação ou outro ramo.

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