O que é IPO?

IPO

IPO é a sigla em inglês para Oferta Pública Inicial – Initial Public Offering.

A oferta pública de ações é o ato de possibilitar a qualquer pessoa a oportunidade de adquirir uma participação em uma determinada empresa.

Ela pode ser a primeira (inicial) ou não.

A oferta pública inicial ocorre quando se está querendo “abrir” o capital da empresa. Explicando de uma forma simplificada: vamos supor que você tenha uma empresa da qual seja o único proprietário e ela comece a se expandir. Com o tempo, você resolve que, em vez de pedir dinheiro emprestado para crescer (além dos lucros que a sua empresa gera para o aumento do capital), poderia conseguir novos sócios. Para colocar em prática sua decisão, você pode “abrir” o capital da empresa (possibilitar a entrada de outros investidores) de forma a que qualquer investidor interessado, na oferta pública inicial, participe como sócio de sua empresa, comprando as ações que você colocará para vender.

Trata-se, então, de uma colocação primária de ações.

O que é oferta secundária de ações?

Se os recursos obtidos com a venda de ações são utilizados para compor o capital da empresa, denominamos a operação como primária.

Se os papéis já estão em circulação, denominamos oferta secundária. A imensa maioria das operações realizadas na bolsa diariamente é secundária (negociação secundária de ações).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s